Com data marcada para entrega de nove micro- ônibus no dia (12/04), o Consórcio AMVAP SAÚDE está renovando a frota do serviço de Transporte Eletivo em Saúde, como também aprimorando o atendimento à população regional. Para esse objetivo, foi realizada nesta última quarta-feira (03/04), a capacitação dos motoristas visando o atendimento humanizado na condução dos pacientes e acompanhantes, na sede da AMVAP, bairro Distrito Industrial, em Uberlândia, endereço do Consórcio Público.
O Presidente do Consórcio e Prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, e sua equipe, deram início ao dia de capacitação que começou às 08h da manhã e finalizou às 17h. A nova etapa de renovação faz parte da gestão atual que visa oferecer um atendimento mais acolhedor e humanizado em todas as esferas do Consórcio, como já foi iniciado na recepção dos pacientes no dia a dia da clínica, com o café da manhã e tarde.
“Quero desejar a todos presentes um dia de muito aprendizado, a saúde depende da força e união de cada município e juntos vamos seguir fazendo um atendimento de qualidade como o AMVAP SAÚDE vem fazendo. A renovação da frota é significativa, e é fruto do papel que o Consórcio vem exercendo. Assim, vamos cuidar e atender melhor nossa população “, declarou o Presidente Lindomar.
Os novos veículos fazem parte do programa Transporta SUS do Governo de Minas, concedidos ao Consórcio, e serão disponibilizados aos municípios de Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Centralina, Gurinhatã, Indianópolis, Ituiutaba e Tupaciguara e mais um veículo Backup para apoio à ação servindo às demandas de saúde a população.
No treinamento foi ressaltado pontos importantes de responsabilidades com uso e cuidado dos novos micro-ônibus, atenção com multas que serão direcionadas ao condutor que cometer a infração, atenção também para a identificação dos acompanhantes e pacientes. Em relação a manutenção e abastecimento dos carros, os motoristas serão encaminhados aos pontos autorizados, conforme o processo de contratação pública, sendo acompanhados pelo Assessor de Diretoria responsável pelas manutenções.
Após a apresentação do manual, objetivo e atribuições dos motoristas no desempenho das funções, houve troca de experiências e enriquecimento do curso que seguiu para a temática do atendimento humanizado.
O conceito de atendimento humanizado foi trabalhado pela psicóloga Luzmarina de Ávila Fernandes, CEO do Espaço Desenvolver, que explica sobre a tamanha importância para se trabalhar a humanização do processo de atendimento que ao longo do tempo que acaba robotizado e precisa ser observado para ação condizente com a necessidade, principalmente na prestação de serviço como é feita pelo Consórcio AMVAP-SAÚDE, que está no caminho de buscar fazer bem feito cada etapa.
“No transporte lidamos com emoções e dificuldades das pessoas que vem para o tratamento de saúde, como também dos acompanhantes. Daí preparar esses condutores como é a proposta desse programa, sendo justamente fazer com que eles de uma forma que fiquem mais atentos e observadores, percebendo o que precisa ser feito para conduzir de forma humanizada,” diz Luzmarina.
Na abordagem programática do atendimento humanizado, foram pautados temas como: prestação de serviços; qualidade na prestação de serviços; relações humanas no trabalho; postura profissional, relação e cuidado com o paciente e acompanhante; fatores do bom atendimento; formas de gerar atendimento humanizado e compromisso assumido para melhoria contínua.
Em meio a teoria, os participantes vivenciaram dinâmicas e trocas de experiências com base no dia a dia do transporte. Onde escreveram sobre si, com leitura realizada pelo colega do lado, viram maneiras de tratamento e condução dos pacientes com foco na atenção.
As dinâmicas tanto na sala de reunião, como na parte externa da AMVAP, permitiram que os motoristas criassem cenários de organização para execução dos procedimentos, com companheirismo, empatia, respeito e agilidade, sendo utilizado nas dinâmicas a boneca Emília e uma bola de futebol, gerando participação.
Além das dinâmicas, os motoristas vivenciaram na prática os conceitos ensinados no treinamento, e passaram por simulações reais que presenciaram nos novos micro-ônibus. Dentro das atividades realizadas executaram atendimento ao paciente cadeirante, com problema de visão ou cegueira, obesidade, idosos, crianças com TDAH e acompanhantes, pessoas com necessidades especiais de atenção que às vezes estão mais debilitadas que o próprio paciente. Onde puderam aplicar o atendimento humanizado do início ao fim, assistindo o paciente até o assento com segurança.
Para a agente de saúde do transporte de saúde do Município Indianópolis, Maria das Graças Pereira da Silva, a capacitação serviu de motivação e novas experiências, permitindo conhecer novas pessoas que fazem a mesma atividade, muito aprendizado para seguir os objetivos de cuidar bem dos pacientes, dos equipamentos, da segurança própria e da responsabilidade com as demais vidas. “Aprender novas didáticas fará toda a diferença no dia a dia. Eu trabalho há 8 anos no transporte de saúde, faço com todo carinho e busco ajudar os pacientes, mas atualizar e contar com um bom treinamento é muito válido pra mim, “ afirma Graça.
Já o motorista do município de Araguari, Jarbas Antônio, que é condutor do período da tarde, conta que a participação no treinamento foi muito rica, permitindo uma reflexão positiva para cada vez mais dar atenção, tanto com as pessoas que estão fazendo um tratamento de saúde quanto com os equipamentos. “Atenção a gente tem sempre, tanto com a estrada, com paciente e com equipamento que a gente vai ganhar agora novo, a capacitação serve para todos nós como uma reciclagem, e agora ganha foco no tratamento humanizado que é necessário, é bom ser bem tratado e recepcionado, em todos os lugares,” diz Jarbas.
Encerrando a capacitação às 17h, com satisfação unânime dos 22 participantes dos Municípios de Araguari, Araporã, Campina Verde, Cachoeira Dourada, Gurinhatã, Indianópolis, Ituiutaba e Tupaciguara, o Consórcio AMVAP SAÚDE tem a certeza que a ação Transporta SUS será um marco na história de 11 anos do Consórcio. Mais uma ação da Gestão Humanizada do Presidente e Prefeito de Indianópolis Lindomar Amaro Borges – Gestão 2024.