Amvap Saúde oferta exames preventivos para mulheres no Outubro Rosa

O cuidado com a saúde deve ser diário em qualquer idade. No caso das mulheres, outubro tradicionalmente é caracterizado pela cor rosa como forma de fazer com que a sociedade discuta e dê atenção as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo mês, no Consórcio Amvap-Saúde, será realizada uma mobilização para incentivar a realização de exames preventivos para diagnósticos precoce da doença. Estão sendo atendidos os 22 municípios consorciados, de pacientes que chegam por meio de encaminhamos das cidades. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta na sede do consórcio e também nas clínicas contratadas em Ituiutaba. Monte Carmelo e Prata.

Foi a partir desta iniciativa que a Leila Maria Marques Mendonça, de 62 anos, saiu de Douradoquara para fazer o exame. Ela diz que é uma maneira de ver se está tudo em dia com a saúde. “Anualmente faço o exame porque acho importante como forma de prevenção contra a doença. Se você descobrir e já estiver adiantado o tratamento fica mais complicado”.

É rápido e simples. A mamografia é um exame que detecta o câncer de mama em fase inicial, ou seja, quando as lesões ainda não são palpáveis. É um exame que impacta diretamente no diagnóstico precoce e, consequentemente, na cura.

“Realizamos o exame e encaminhamos para o médico para que possa dar o laudo, visualizar a mama e a partir daí o profissional vê se o resultado foi fechado ou precisa de algum tipo de complemento”, explica Camila Alves, técnica em radiologia.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que 8.250 mulheres possam ter a doença em Minas Gerais por ano. Em todo o país, o número sobe para 66.280 novos casos.

“É preciso lembrar que esses exames precisam ser feitos o ano todo, não se limitando apenas ao mês de outubro. É necessário ter este cuidado já que é um câncer que está presente numa estatística grande entre os casos mais comuns nas mulheres”, explica Camila

Em estágio precoce ele não tem sintomas e só pode ser detectado pela mamografia. Quando essa lesão cresce pode-se perceber nódulo ao toque – autoexame, ou manifestações na pele que cobre a mama, que podem adquirir o aspecto de casca de laranja.

Sandra Maria de Oliveira é monitora de ônibus e tem 50 anos. Ela conta que saiu de Canápolis para fazer o exame pela segunda vez, porque acredita ser a melhor decisão. “Não pode haver medo de fazer o exame, porque o mais importante é estar com a saúde em dia. É muito bom, eu indico e sempre que tiver a chance farei”.

Compartilhe