O processo de pós-atendimento é um componente importante da experiência do paciente, que compreende o cuidado e assistência após as consultas e exames. Seu objetivo deve ser buscar a satisfação do paciente e a continuidade efetiva do tratamento através de seu município.
No Consórcio AMVAP SAÚDE, há um trabalho realizado pela equipe de profissionais, composta por enfermeiros e técnicos em enfermagem, no pós-atendimento das pessoas que passam por exames mais detalhados, como o de colonoscopia, por exemplo.
De acordo com a responsável técnica pelo Centro de Especialidades Médicas do Consórcio, Camilla Martins, depois da realização do procedimento, os profissionais entram em contato com o paciente, em um prazo de até 2 dias, para entender como têm sido os efeitos colaterais. “Fazemos o contato com os pacientes para ver se o pós-atendimento ocorreu sem anormalidades, se houve sangramento ou outro problema decorrente do atendimento. Nesse contato também orientamos para que, caso ocorram sintomas adversos, que o paciente procure atendimento médico”.
Atualmente, o exame de colonoscopia aparece como o quarto mais realizado no Consórcio. Só no primeiro semestre deste ano foram realizados mais de 400 procedimentos em pacientes das cidades consorciadas.
Segundo levantamento de médicos especialistas em colonoscopia, as complicações relacionadas ao procedimento são raras, ocorrendo em 0,1% a 0,5% dos exames. As mais frequentes são a perfuração (0,5%) e o sangramento (0,05%).
“Existem alguns procedimentos que fazemos e podem apresentar sintomas posteriores, pois no momento do atendimento estamos observando tudo. Por exemplo, na colonoscopia, até na cicatrização de uma região pode acontecer sangramento, porque a mucosa fica sensível. Então, para termos este controle, é feito o pós-atendimento”, explica o médico do Consórcio especializado em colonoscopia, Cairo Fernandes de Brito.
A dona de casa, Maria Lúcia de Souza, é da cidade de Tupaciguara e foi até a clínica do Consórcio em Uberlândia, para o quarto atendimento de colonoscopia. Segundo ela, este pós-atendimento traz mais tranquilidade. “Eu vejo que há uma preocupação com as pessoas que são atendidas, o que é muito bom! Porque eles têm o conhecimento e passam as instruções corretas para nós”.
De acordo com a presidente do AMVAP SAÚDE, Renata Borges, o que ocorre após esse encontro com o médico é igualmente importante para garantir a eficácia do tratamento e a satisfação do paciente. “Um bom pós-atendimento ajuda a garantir a satisfação do paciente e cria um ambiente em que o paciente se sente valorizado, compreendido e, o mais importante, bem cuidado. Essa é a nossa principal preocupação no Consórcio”.