Mamografia: o exame que pode salvar vidas

exame de mamografia ou mastografia

A mamografia, também chamada de mastografia, é um exame de imagem realizado por meio de equipamentos de raio-X — que utilizam radiação para visualizar estruturas internas do corpo — com foco no tecido mamário.

Esse exame permite identificar nódulos de até 2 cm de diâmetro, muitas vezes imperceptíveis à palpação. É considerada a principal ferramenta para o diagnóstico de cistos, tumores e calcificações na mama.

Mamografia e o câncer de mama

Embora homens também possam desenvolver o câncer de mama, o  Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que o número de homens afetados pela doença é cerca de 1% (2019). Já entre as mulheres, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo, excluídos os tumores de pele não melanoma.

No Brasil, estima-se que durante o triênio 2023~2025, cerca de 73.600 novos casos apareçam por ano, segundo dados do INCA. Isso significa, uma taxa de incidência de cerca de 49 a cada 100.000 mulheres, ainda que no ano de 2021 a taxa de mortalidade das mulheres brasileiras acometidas por esse tipo de câncer foi de 11  óbitos a cada 100.00. 

A descoberta de um diagnóstico precoce, ou seja, a detecção do câncer ainda em fase inicial é um fator de suma importância para aumentar as chances de sobrevivência das pacientes. Visto que, a maior parcela de mortalidade das mulheres afetadas pelo câncer de mama está acima dos 50 anos de idade (INCA).

Por isso, quanto mais cedo as mulheres iniciarem os exames de mamografia, maiores as chances de maiores as chances de receber um prognóstico. Detectar alterações nos estágios iniciais, permite obter melhores resultados com o tratamento. 

Como e quando fazer o exame

Segundo indicação do Ministério da Saúde, o padrão indicado para realização do exame é 1 vez a cada 2 anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Além disso, o próprio Ministério da Saúde alerta para outros diferentes sintomas além do surgimento de nódulos nos seios:

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;
  • Pequenos nódulos embaixo do braço ou no pescoço;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

É essencial que, diante de qualquer um desses sintomas, mulheres de todas as idades procurem o local mais próximo para realizar a mamografia.

O exame é oferecido gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros. Nesse sentido, o Consórcio AMVAP Saúde, também auxilia na melhoria e eficiência do atendimento público disponibilizando a possibilidade de realizar o exame em diversos locais. Na região do Triângulo Mineiro, você encontrará o exame acessível em municípios como Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Prata.

Para saber mais,  acesse aqui.

Compartilhe